Aqui há dias senti-me um verdadeiro Artur Albarran nos seus melhores momentos...
Quando fui buscar a pequena à pré eis que ela me surge com passos pequeninos e olhos virados para o chão. Estranhando, olhei para a auxiliar que me sussurrou que ela tinha tido uma cara feia ao almoço (é um jogo em que conforme o comportamento deles à mesa ganham umas caras que colocam num cartaz. Umas alegres, outras tristes, outras assim assim). As primeiras palavras dela para mim foram:
- Mas eu comi a sopa tão bem, tão bem, tão bem...
Assim com a voz a sumir-se no final! E então: o drama, o horror, a injustiça, o espírito Albarran a encarnar em mim...
- Então se comeste a sopa porque é que levaste uma cara feia?
- Porque me levantei da mesa.
- Ah, levant..
- Mas foi só um bocadinho. E eu comi a sopa toda - interrompeu-me ela.
Na subtil conversa com a auxiliar ela lá me explicou que ela até nem merecia a cara feia, mas como os outros também disseram que ela se tinha levantado... teve que ser.
Mas foi um problema: foi a primeira vez desde que entrou para a pré que teve uma cara feia e durante todo o fim de semana disse-o a quem encontrava, à procura de compreensão.
Ontem quando fui buscar a primeira coisa que me disse, com um grande sorriso foi:
- Hoje ganhei uma cara linda, papá!
É tão bonito o mundo simples das crianças!
Parabéns pelo destaque!
É bem merecido!
Quanto à tua princesinha, apesar de eu não ir muito em modernices, e traumas e etc, a verdade é que acho que todos os castigos que possam de certa forma humilhar as crianças diante dos amiguinhos, não sao de forma alguma benéficos.
Penso que faz crescer neles sentimentos mais feios que bonitos. Mas enfim, eles lá sabem.
Beijinho
Olá meldevespas.
Aqui não me parece de todo que haja intenção de humilhar. Acho que é só uma tentativa "visual" de lhes pedir bom comportamento à mesa. Se achasse que era humilhação tomaria outra atitude, não duvide.
Comentar post