Aqui há dias senti-me um verdadeiro Artur Albarran nos seus melhores momentos...
Quando fui buscar a pequena à pré eis que ela me surge com passos pequeninos e olhos virados para o chão. Estranhando, olhei para a auxiliar que me sussurrou que ela tinha tido uma cara feia ao almoço (é um jogo em que conforme o comportamento deles à mesa ganham umas caras que colocam num cartaz. Umas alegres, outras tristes, outras assim assim). As primeiras palavras dela para mim foram:
- Mas eu comi a sopa tão bem, tão bem, tão bem...
Assim com a voz a sumir-se no final! E então: o drama, o horror, a injustiça, o espírito Albarran a encarnar em mim...
- Então se comeste a sopa porque é que levaste uma cara feia?
- Porque me levantei da mesa.
- Ah, levant..
- Mas foi só um bocadinho. E eu comi a sopa toda - interrompeu-me ela.
Na subtil conversa com a auxiliar ela lá me explicou que ela até nem merecia a cara feia, mas como os outros também disseram que ela se tinha levantado... teve que ser.
Mas foi um problema: foi a primeira vez desde que entrou para a pré que teve uma cara feia e durante todo o fim de semana disse-o a quem encontrava, à procura de compreensão.
Ontem quando fui buscar a primeira coisa que me disse, com um grande sorriso foi:
- Hoje ganhei uma cara linda, papá!
É tão bonito o mundo simples das crianças!
De
pnf a 20 de Novembro de 2007 às 14:16
Mundo simples?!?!
Eu acho que as desgraçadas das crianças têm umas vidas bem complicadas... Até na hora da comida estão a ser escrutinadas e avaliadas!
E ainda por cima há delatores na sala!
Preparemo-nos, um dia vai rebentar a revolta das crianças. Tenham medo, muito medo...
Um abraço,
Comvido-o a passar pelo meu blog e a comentar, caso o deseje.
http://aternurados35.blogs.sapo.pt
De
me a 20 de Novembro de 2007 às 14:39
Várias escolas utilizam esse método das caras ou outro semelhante, de semáforos.
Embora na escola dos meus filhos não seja utilizado, desagrada-me imenso esse tipo de metodologia de avaliação. Faz-me lembrar as antigas orelhas de burro que se utilizavam há uns anos nas nossas escolas.
Penso que umas palavrinhas ou um "castigo" é suficiente!
De Mãe da pitukinhas a 21 de Novembro de 2007 às 21:04
Eu acho realmente uma ternura esse mundo simples das crianças, tudo parece tão mais simples.
De
pipokka a 22 de Novembro de 2007 às 10:40
e como eu às vezes tenho saudades dessas simples preocupações...
Jokinhas
De
Sofia a 26 de Novembro de 2007 às 17:55
O mundo das crianças é lindo e encantador, especialmente quando eles não são maus uns para os outros e fazem queixa sempre que alguém se levanta por um segundo que seja... é que para as crianças é simples fazer o bem e o mal também! O espírito de turma, de grupo e de equipa são cada vez mais diluídos quer seja na pré, no 1º ciclo, no 2º e 3º e secundário, em que já nem podem ser considerados crianças... E assim que fez a sua criança infeliz, durante todo um fim-de-semana!
Ainda bem que existem pais tão compreensivos para com os professores/educadores/auxiliares como o senhor. A maioria dos pais que conheço armaria um pé de vento por muito menos. Não que lhes retire a razão nalgumas situações, mas como regras são regras, têm que ser aplicadas sempre que as crianças nos exigem que assim o façamos, mesmo quando a situação não seria passível de castigo!
Boa semana!
Por ter passado situações muito difíceis quando estive a trabalhar com pré adolescentes nos escuteiros sei bem que os pais às vezes são um problema para os educadores.
A tarefa de educar crianças é complicada, ainda mais quando são muitas. Aí as regras têm que ser muito explícitas e cumpridas.
Eu até posso achar injusto ela ter tido a "cara feia", mas compreendo que para se ter a "cara linda" não é só o "comer a sopa toda" que conta e sim todo o comportamento à refeição.
De Bombocaa a 28 de Novembro de 2007 às 18:52
Os teus filhos são o máximo...mas a tua filha...é 1 mimo...quem me dera...
Bom dia.
Parabéns pelo Blog. Está em destaque na Homepage do SAPO e na Página Principal dos Blogs.
Boas "estórias" :)
Parabéns pelo destaque!
É bem merecido!
Quanto à tua princesinha, apesar de eu não ir muito em modernices, e traumas e etc, a verdade é que acho que todos os castigos que possam de certa forma humilhar as crianças diante dos amiguinhos, não sao de forma alguma benéficos.
Penso que faz crescer neles sentimentos mais feios que bonitos. Mas enfim, eles lá sabem.
Beijinho
Olá meldevespas.
Aqui não me parece de todo que haja intenção de humilhar. Acho que é só uma tentativa "visual" de lhes pedir bom comportamento à mesa. Se achasse que era humilhação tomaria outra atitude, não duvide.
Parabéns pelo seu blog. Muito bom!
Hugo Jorge
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com
De ______ a 3 de Dezembro de 2007 às 15:10
É incrível o que uma injustiça pode fazer. A cara feia e a sopa comida, e 'comi a sopa tão bem, tão bem' como a não entender que se tinha passado.
Parabéns pelo destaque. Boa semana.
Nah. Ela soube bem porque tinha tido a cara feia. Aquilo foi a desculpa, porque às tantas pensava que eu ia ficar chateado com ela. Eu às vezes sou um bocadinho puxadote...
Comentar post